sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Mentir ou ser honesto ? Eis a questão !

  
   Sempre fui e sempre serei fã e adepta da sinceridade mas, o que caracteriza um sincero? Uma pessoa que fala o que lhe dá na telha e não respeita os sentimentos de ninguém? com a desculpa da sinceridade - é lógico. 
   Pra mim, isso é simplesmente falta de raciocínio. Até que ponto vale a verdade se ela machuca e não é relevante? Até que ponto o ser sincero não se torna insensibilidade?
   Quando uma pessoa mente ( e é pega na mentira ) ela automaticamente passa pro time dos desonestos. Não é? Só que aqui vem uma verdade relativamente absoluta, TODO MUNDO MENTE, o que muda é o motivo da mentira, apenas isso. Então todos deveriam ser considerados desonestos?
   - Eu acho que não. A verdade é que o conceito de sinceridade que temos é distorcido, é importante sim, falar a verdade, só que quando a verdade é precisa ( mesmo que fira, ou magoe ). porém,  quando a verdade só trará tristeza e sofrimento é melhor não proferi-la, certo?
   Ser desonesto em algumas questões não o torna desonesto em tudo, como ser sincero em algumas questões, não o torna imaculadamente honesto.
      

Um comentário:

  1. Acredito que a verdade é prioridade em qualquer situação, mesmo que essa faça doer. Não acho que a mentira proferida com o motivo de não ferir seja uma coisa boa, apenas leva a uma falsa sensação de satisfação da parte de quem a ouve. Ser sincero tem vários lados, como você mesma disse, mas ainda assim prefiro a verdade dolorosa.

    ResponderExcluir